sexta-feira, novembro 23, 2007

Jovens repórteres para o ambiente no Colégio Valsassina

O projecto jovens repórteres para o ambiente é uma das vertentes em que a Fundação para a Educação Ambiental - FEE - desenvolve a sua actividade. Em Portugal o projecto é, como já vem sendo hábito, dinamizado pela Associação Bandeira Azul da Europa - ABAE.
O Colégio Valsassina aderiu há cinco anos ao projecto Eco-Escolas mas só neste ano lectivo foram reunidas condições de disponibilidade de alunos e professores para aderirmos ao projecto Jovens Repórteres para o Ambiente. Este projecto visa o desenvolvimento de trabalho jornalístico sobre um determinado tema relacionado com o ambiente. A equipa do Colégio Valsassina será composta por alunos dos 9º, 11º e 12º Anos e por professores de Biologia, Inglês e Fisico-Química.
Escolhemos como tema algo que tem sido a tónica do trabalho do EcoValsassina nos últimos anos são as Alterações Climáticas. Neste domínio o Colégio Valsassina assume-se actualmente como escola modelo, pioneira em diversas áreas, implementando projectos únicos no país. É tendo como base o trabalho até agora desenvolvido e os conhecimentos adquiridos que serão elaborados os trabalhos jornalísticos. Esses trabalhos deverão ser divulgados num órgão de comunicação social com o qual o colégio estabelecerá parceria.
Os trabalhos do colégio serão igualmente divulgados ao nível 2 - internacional - o que implica o estabelecimento de parcerias com escolas estrangeiras.Neste âmbito, nos passados dias 19 e 20 de Novembro quatro alunos da equipa - António Lima Grilo, Joana Magalhães da Silva, Marta Magalhães da Silva e Pedro Silva - e o professor coordenador João Gomes representaram a escola no seminário de apresentação do projecto em Leiria. Os principais objectivos do seminário foram a apresentação do projecto e sua metodologia bem como alguma formação relativa às ferramentas de publicação e divulgação do trabalho jornalístico efectuado. No final deste seminário o colégio divulgou a sua actividade com um poster que foi votado (por todos os participantes - alunos e professores), em conjunto com um outro, como o melhor poster presente.
Brevemente iremos começar a trabalhar e daremos notícias regularmente. O site do projecto é www.abae.pt/jra.php . Esperamos, como sempre contar com o apoio de todos os que quiserem participar, por um melhor ambiente.
António Grilo

Sem comentários: