quinta-feira, novembro 08, 2007

Gestão Voluntária de Carbono no Colégio Valsassina: O caminho para uma “low carbon school”



As alterações climáticas são actualmente, uma das maiores ameaças ambientais, responsáveis por graves impactes económicos, sociais e ambientais, muitos dos quais já irreversíveis.
Na sequência de um conjunto de contactos e pequenos trabalhos conjuntos entre o Colégio Valsassina e a Ecoprogresso no contexto do Carbonfree, no decurso de 2007, considerámos que era a altura de integrar e sistematizar a componente do Carbono associada à nossa actividade, integrando o trabalho já desenvolvido no âmbito dos projectos Eco-Escolas e Carbonforce.

A Ecoprogresso propõe-se assim apoiar a concepção e implementação de um sistema de Gestão Voluntária de Carbono associado às actividades do Colégio Valsassina de forma a integrar as diversas questões ambientais onde o Colégio tem impacto, sobre uma capa que abranja as Alterações Climáticas. Integrando a componente energia e carbono, reduzindo o consumo energético e consequentemente as emissões de Gases com Efeito de Estufa pela implementação de medidas de redução de emissões , o Colégio Valsassina estará no caminho de se constituir como uma "Low Carbon School", ou seja, uma Escola onde as preocupações com o impacte da sua actividade no clima foi integrada na gestão quotidiana, levando à determinação de acções de gestão da actividade que reduzem o seu impacte no clima.

Uma abordagem racional às questões de energia e carbono pode ser vista na chamada Hierarquia do Carbono:

  • Promover o uso racional dos equipamentos e sistemas responsáveis pela emissão directa ou indirecta de GEE; Reduzir na procura;
  • Instalar equipamentos e sistemas energeticamente eficientes e sistemas de controlo que promovam conforto eficiente;
  • Utilizar energia de fontes limpas (renováveis, cogeração, calor residual).

Assim, aplicar esta hierarquia é de certa forma iniciar um plano de redução do consumo de energia e outros recursos e controlo das emissões de carbono, que se repita no tempo, com uma intenção de ser sempre melhor, sensibilizando e educando para as questões energéticas e para a responsabilidade climática da única maneira legítima: através do exemplo – a Gestão Voluntária de Carbono.

A Gestão Voluntária de Carbono compreende três fases fundamentais:

  • Caracterização das fontes e estimativa de emissões de GEE;
  • Elaboração de um programa de redução de emissões de GEE;
  • Comunicação interna e externa dos resultados obtidos e divulgação de informação.

Este projecto que agora se inicia tem como primeiro objectivo caracterizar as fontes de emissões de GEE associadas à actividade do Colégio Valsassina. Na sequência deste diagnóstico será produzido e publicado o primeiro relatório sobre a Pegada Carbónica do Colégio Valsassina.
Este diagnóstico servirá de guia ao trabalho que pretendemos desenvolver no combate às alterações climáticas.


A nossa meta, para 2010, é tornar o Colégio uma “low carbon school”…

Conselho Eco-Escola e Ecoprogresso (www.ecoprogresso.pt)

Sem comentários: