quinta-feira, julho 09, 2009

Pegada Carbónica do Colégio Valsassina (2006/07 – 2007/08): Redução de 14% das emissões GEE


Para o cálculo da pegada carbónica anual definimos que cada ano lectivo corresponde ao período compreendido entre Setembro e Agosto do ano seguinte. Deste modo, é possível incluir toda a actividade da escola. Assim, em cada ano lectivo propomo-nos a calcular a pegada carbónica do ano anterior.De referir que o ano lectivo 2006/07 constituiu um ano de teste. Coincidiu com o início do projecto, tendo sido o primeiro ano a proceder a uma recolha detalhada dos dados necessários ao cálculo da pegada carbónica. Contudo, entre Dezembro de 2006 e Agosto de 2007 o Colégio passou por intensas obras de remodelação. Registou-se um aumento do número e volume de edifícios e aumentou-se a quantidade de muitos equipamentos. Deste modo, consideramos mais correcto adoptar o período correspondente entre Setembro de 2007 e Agosto 2008 (que corresponde ao ano lectivo 07/08) como o ano base para as análises necessárias à evolução da pegada carbónica.

Verifica-se assim, que a pegada carbónica em 2007/08 é de 444 tonCO2e. O que representa uma redução de 75 tonCO2e relativamente ao ano lectivo anterior, representando uma quebra de 14%.
Contudo, consideramos que este valor acarreta uma maior responsabilidade para assegurar o cumprimento da meta final, até 2012.
Não obstante, os dados apresentados levam-nos a repensar a forma como são organizadas as viagens, sobretudo as realizadas de avião. Impõe-se concluir o estudo, iniciado em Janeiro de 2008, sobre a possibilidade de compensar estas deslocações.
Verificamos que as emissões de âmbito 3 têm sofrido flutuações as quais acabam por influenciar de forma directa o valor final da pegada carbónica.

Em relação às emissões associadas à produção de electricidade adquirida, tem-se verificado uma tendência para um aumento que, em parte, pode ser justificado pelo processo de instalação em algumas salas de aparelhos de climatização, na sequência conclusão das obras iniciadas em 2007. Não obstante, estes valores devem ser alvo de uma urgente avaliação.

Sem comentários: