quinta-feira, julho 09, 2009

A importância e utilidade da ferramenta para o Colégio Valsassina

Num mundo em que as Alterações Climáticas constituem um dos maiores desafios para a sustentabilidade do planeta o Colégio Valsassina, reforçando a sua condição de Espaço/Quinta, reconhece que a gestão voluntária do carbono e o combate às alterações climáticas passa em grande medida pela redução de emissões de Gases com Efeito de Estufa, por aumentos de eficiência, em particular, eficiência energética e pela utilização racional dos recursos naturais.
Reconhece ainda a importância de não esperar para agir e por isso assume voluntariamente o compromisso de gerir as emissões de carbono afectas à sua actividade, tendo em mente a sua visão e missão perante esta problemática, o que implica:
a) Actualizar anualmente o inventário de gases com efeito de estufa/pegada de carbono. A ferramenta construída será a base deste diagnóstico;
b) Definir, manter e actualizar o Plano de Acção Climática;
c) Definir e actualizar um plano/política de compensação das emissões de gases com efeito de estufa associadas à sua actividade anual;
d) Estabelecer e rever os seus objectivos e metas de redução tendo em vista tornar-se uma low carbon school;
e) Considerar o impacto carbónico, da fabricação e operação, dos produtos e serviços que utiliza ou venha a adquirir;
f) Comunicar interna e externamente os resultados obtidos, de modo a sensibilizar, educar e mobilizar a comunidade escolar para a alteração de comportamentos e para a questão das alterações climáticas.
Conhecer, anualmente, a pegada carbónica do Colégio Valsassina permite-nos avaliar o trabalho realizado, e decidir qual ou quais os sectores cuja acção deve ser prioritária. Como tal, anualmente são definidos, e avaliados, planos de redução e compensação.
Mas, acima de tudo, neste preciso momento pensamos estar em condições para analisar os dados dos últimos 2 anos e, com o apoio da ferramenta para cálculo da pegada carbónica, decidir qual a melhor forma de atingir a meta de 10% de redução, até 2012.

Sem comentários: