Grupo de discussão: Redução
Moderador: Filipa Louro
Resultados da discussão em grupo:
- Ajustar torneiras com temporizador
- Racionalizar os consumos
- Reforço da sensibilização: acções mais efectivas (concurso eco-turmas, acções de limpeza)
- Utilização de mais papel reciclado
- Substituição voluntária dos babetes descartáveis acompanhada de sensibilização/explicação aos pais
- Certos equipamentos como ar condicionado devem ser utilizados apenas em certas ocasiões
- Isolamento das janelas de alguns edifícios
- Continuar o esforço na poupança de papel
o Envio de circulares por e-mail
o Evitar o envio de informações em papel em duplicado
o Entrega de trabalhos em formato digital
o Impressão frente e verso
o Caixote de papel de rascunho na biblioteca
o Reutilização dos manuais escolares
o Envio eletrónico de recibos
Grupo de discussão: Compensação
Moderador: António Grilo
Resultados da discussão em grupo:
- Medidas a nível nacional:
o Contribuem para ajudar o Governo
o Envolvem a comunidade; são mais sensibilizadoras
o Se possível a nível regional, o mais próximo possível do Colégio - Medidas a nível Internacional:
o Temos uma razão moral porque os países em desenvolvimento sustentam o nosso conforto - Certificação
o Sim, por entidades credíveis;
o Ter em atenção o balanço entre o impacto real dos projectos versus certificação
o Estamos dispostos a pagar mais por um projecto mais credível, tendo em conta o benefício.
- Duração
o O mais longo possível atendendo às necessidades e tendo em conta o ciclo de vida das matérias primas
Benefícios directos/indirectos: Devem escolher-se soluções de compromisso entre os benefícios: analisar os projectos caso a caso
O que compensar?
Se tivermos capacidade compensar todas as emissões
Caso contrário compensar as mais expressivas
Grupo de discussão: Financiamento
Moderador: Joana Magalhães da Silva
Resultados da discussão em grupo:
- Empregar 1 € do que se paga pelo Colégio na G.V.C.
- Contactar patrocinadores através da divulgação dos projectos (empresas dos pais) uma vez que se sabe que há empresas em que essas acções “contam” para a responsabilidade social
Paineis fotovoltaicos como fonte de financiamento uma vez que a energia se pode vender - Evitar-se as viagens de avião como forma de poupar dinheiro em compensação e em reduzir emissões
- Registar a patente do prjecto e vendê-la a outras escolas uma vez que somos pioneiros e temos experiência de estar dentro do Colégio e de trabalhar dentro do projecto
- Contactar a C.M.L. para (re)florestação do Colégio
- Vender plásticos velhos para reciclagem/tinteiros
- Voluntário:
- Cálculo das emissões totais da deslocação casa-escola e escola-casa durante um ano e saber a que quantia corresponde em termos de compensação (comprar créditos)
- Saber com quanto se deve contribuir mensalmente
- Aplicar o dinheiro no fundo de carbono do Colégio
- Divulgar/publicitar o que fazemos e através disso conseguir parcerias com empresas, o que acaba por ser a única fonte de financiamento
2 comentários:
Bom dia,
Antes de mais obrigado pela participação e preocupação.
Começo por informar que as medidas acima descritas reflectem todas as ideias e opiniões dos vários participantes no Workshop. Todas as ideias foram registadas e estão aqui publicadas - queremos que este processo seja o mais transparente possível.
A proposta de evitar as viagens de avião seria quando não surgissem alternativas viaveis ou por outro lado como forma de reduzir os "investimentos" em compensação. Quando não se pode evitar o que foi decidido é proceder à compensação/anulação das emissões associadas. Tal foi o que sucedeu aquando da deslocação de 3 elementos do Colégio para representar Portugal e o Colégio numa conferência. 3 ton Co2 foram compensados num projecto que juntou os beneficios ambientais com os sociais. Toda a informação sobre esta partifcipação pode ser consultada em http://valsassinagreencities2007.blogspot.com/.
E também concordamos, o tempo é de acção e o que nos move não são os prémios mas a vontade de fazer mais pelo Colégio no que diz respeito ao ambiente.
Relativamente ao combate às alterações climáticas o workshop foi mais um passo. Até final de Julho será definido o plano de acção (redução e compensação de emissões) para 2008/09. Os resultados dos 3 grupos de discussão serão cruzados entre si e servirão de base à elaboração deste plano.
Até 2012 todos os anos queremos atingir a meta de 2% de redução o que nos permitirá reduzir a Pegda Carbónica do Colégio em 10% até essa data. Todos os interessados em consultar o relatório completo da Pegada Carbónica basta enviar um e-mail para ecovalsassina@hotmail.com.
Quanto à moderação deste blogue: pensamos que não é censura mas uma forma de incentivar participações construtivas e sérias. Pela nossa escola e pelo projecto educativo que defendemos temos essa obrigação!...
Obrigado por toda a atenção e ficamos à espera da sua presença e contributo...
Saudações ambientais...
A equipa do EcoValsassina é que agradece a todos os que se interessam por contribuir para melhorar o ambiente.
Informamos que não foi recebido nenhum e-mail a solicitar o relatório da Pegada Carbónica. Assim que o recebermos será enviada uma cópia do ficheiro referido.
Saudações ambientais.
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