sexta-feira, setembro 30, 2011

Colégio Valsassina: A Caminho de uma Low Carbon School - compensação de emissões inevitáveis (ano lectivo 2010/11)

Num mundo em que as Alterações Climáticas constituem um dos maiores desafios para a sustentabilidade do planeta, é obrigação de toda a sociedade conhecer o seu impacte no clima bem como agir de forma a caminhar para um futuro menos intensivo em carbono. O Colégio Valsassina está, por isso, empenhado em tornar-se numa Low Carbon School. A construção desta identidade passa pela adopção de práticas climaticamente responsáveis que integram princípios éticos e a vanguarda do conhecimento científico em matéria de redução de emissões de gases com efeito de estufa.


Pelo caminho, ao envolver toda a comunidade escolar no combate às Alterações Climáticas, o Colégio Valsassina acredita que a sua política educativa sustentável pode contribuir para a excelência da educação ambiental da futura geração de engenheiros, arquitectos, cientistas, gestores, políticos e cidadãos para que eles próprios sejam líderes capazes de desenvolver soluções eficazes para enfrentar um Clima em Mudança.

Somos todos responsáveis e, como tal, não podemos ficar à espera que "os outros" encontrem solução para este problema. “A caminho de uma Low Carbon School” é o nome de um projecto que pretende, ao nível local, combater as alterações climáticas e pôr em prática políticas sustentáveis na área da energia e transportes.

Queremos deixar uma marca para o futuro, dar o nosso contributo e caminhar para “comunidades de baixo carbono”.

Através do projecto “A caminho de uma Low Carbon School” o Colégio Valsassina está a ter uma actuação pioneira face à temática das Alterações Climáticas: internamente, pela gestão do carbono e comunicação/sensibilização específica com alunos e pais, e externamente, pela comunicação sobre as boas práticas desenvolvidas.

Ao promover a sustentabilidade de forma a travar as alterações climáticas, procura-se não apenas benefícios para o ambiente, mas também a nível económico e social.

O caminho a percorrer passa por contabilizar, reduzir, compensar (de acordo com a sua política de compensação) e comunicar a sua pegada de carbono seguindo orientações e metodologias reconhecidas e internacionalmente aceites.

De referir que, de acordo com as opções definidas na Estratégia e Política do Colégio Valsassina para o combate às alterações climáticas (documento disponível em http://new.cvalsassina.pt/images/stories/links/Ecovalsassina/Gestao_Voluntaria_de_Carbono/cvalsassina_estrategia_&_politica_low_carbon.pdf) apenas compensamos emissões consideradas inevitáveis.

Em relação ao longo do ano lectivo 2010/11 procedemos à compensação das emissões associadas:

• Às visitas de estudo para o exterior do concelho de Lisboa. O instrumento aplicado foi a taxa de carbono de acordo com o princípio do “utilizador-pagador”.




• Ao ciclo de vida da Gazeta Valsassina.
A edição da Gazeta Valsassina envolve o uso de um recurso natural que vem das árvores, o consumo de energia para produzir o papel, imprimi-lo e transportá-lo, liberta gases com efeito de estufa responsáveis pelo aquecimento global. Caminhando para uma Low Carbon School compensámos as emissões que não conseguimos evitar através do apoio a um projecto que sequestra o dióxido de carbono pelas raízes das plantas e o guarda no solo.

A Gazeta Valsassina é carbonfree – livre de emissões de carbono.


Sem comentários: