quarta-feira, janeiro 17, 2007

Inventariação das emissões de CO2 do Colégio Valsassina

Todos nós contribuímos para o fenómeno do aquecimento global: com a energia que consumimos nas nossas casas; com as nossas opções de transporte em férias ou no dia-a-dia; com os resíduos que produzimos…
Tal como nas nossas casas, nas empresas e nas escolas muitas actividades implicam a emissão para a atmosfera de gases que contribuem para o efeito de estufa, sendo o mais importante o dióxido de carbono.
A comunidade internacional está a responder a este desafio através de acordos internacionais, o mais importante dos quais é o Protocolo de Quioto, sob o qual os países industrializados se comprometeram a reduzir as suas emissões.
Mas acima de tudo, todos somos responsáveis e como tal não podemos ficar à espera que "os outros" encontrem solução para este problema. E algumas soluções até são muito simples:
- desligar os electrodomésticos do stand-by;
- separar os resíduos;
- utilizar lâmpadas economizadoras;
- optar por electrodomésticos mais eficientes (ex: classe A).
Sabias que, se numa turma de 30 alunos, todos desligarem os carregadores dos telemóveis quando não os estão a utilizar, podemos reduzir 500 kg de CO2.
Afinal até é simples, e todos beneficiaremos de um melhor ambiente.
Nos últimos anos temos desenvolvido esforços, no Colégio Valsassina, por combater as alterações climáticas.
Mas para reduzir as emissões temos de as conhecer. Assim, desde 2002 que monitorizamos os consumos de água e electricidade, e desde 2005/06 têm sido elaborados estudos à mobilidade dos alunos.
Os dados que apresentamos de seguida são uma importante base de trabalho para que todos possamos reflectir um pouco sobre o modo como contribuímos para as alterações climáticas.


Sem comentários: