sexta-feira, dezembro 29, 2006

Auditoria energética

Na sequência do trabalho desenvolvido nos últimos anos, em prol de um desenvolvimento sustentável, procedeu-se à identificação dos principais problemas ambientais, existentes no Colégio. Para tal, foi realizada em Dezembro de 2006, uma auditoria às instalações do Colégio para avaliar a condição da escola na área da eficiência energética. Esta é a primeira de duas auditorias a realizar este ano lectivo, uma vez que, em Junho de 2007, será feito um novo levantamento de modo a avaliar a evolução do trabalho desenvolvido.

Auditoria energética à cozinha


Auditoria energética ao refeitório

Através desta auditoria os alunos conseguiram fazer um diagnóstico detalhado das várias instalações e equipamentos existentes no Colégio Valsassina. Foi ainda possível realizar um estudo de mobilidade aos nossos alunos.

Para a realização deste trabalho teve-se em linha de conta dois tipos de questões:
• Questões de sondagem: constituem indicadores dos comportamentos e atitudes dos alunos e/ou comunidade escolar, relativamente à mobilidade escolar.

• Questões de observação: constituem itens de caracterização das instalações e equipamentos relativamente aos temas da água e electricidade. No que diz respeito à energia são considerados os itens, iluminação, aquecimento, e equipamento.

Estes dados permitem não só permitem conhecer em detalhe as instalações da nossa escola, bem como, fornecer um instrumento precioso para se definir o plano de acção e as metas a atingir para Junho 2007.

Auditoria energética nas casas de banho

Como meta principal destacamos a redução, em 1%, das emissões de CO2 do Colégio, tendo por base os valores registados no ano lectivo anterior (consultar www.carbonforce.net - "Ponto situação").


Auditoria energética à sala de informática


Auditoria energética às salas de aula