A pegada carbónica, diz respeito ao total de emissões de GEE obtidas pelo inventário efectuado retirando o total de emissões que foram compensadas por este.
No ano a que se refere o inventário de emissões, o ano lectivo 2006/2007, o Colégio Valsassina foi pioneiro ao associar algumas das suas acções uma mensagem de responsabilidade climática recorrendo à compensação. As seguintes actividades foram compensadas:
- 100% das visitas de estudos e passeios organizados pelo Colégio Valsassina, em autocarro, para o exterior do concelho de Lisboa, realizadas em 2007, totalizando 19 t CO2e;
- 1 viagem de avião realizada a Londres, onde 2 alunos e um professor participaram na semana organizada pelo British Council dedicada a “greening cities”, totalizando 3 t CO2e.
Para anular o efeito de estufa destas 22 t CO2e, o Colégio Valsassina resolveu apoiar um projecto de produção de electricidade e calor a partir da biomassa em Karnataka, na Índia com o selo “gold standard” e ainda no cancelamento de licenças de emissão no âmbito do comércio europeu de licenças de emissão.
Sendo assim, considerando este total de toneladas de carbono compensadas, a pegada carbónica do Colégio Valsassina mantém-se em 94 toneladas de GEE directas e indirectas de comunicação obrigatória (âmbito 1 e 2) e de 425 toneladas de GEE indirectas de reporte voluntário.